[AllUsers-ISR] Anúncio de 2 BIs para Mestres - Visão por Computador / Cirurgia Assistida por Computador - ISR Coimbra

"João P. Barreto" jpbar at isr.uc.pt
Tue Nov 1 10:06:10 WET 2016


ANÚNCIO DE BOLSAS DE INVESTIGAÇÃO - PROJETO VISARTHRO - ISR COIMBRA

O Instituto de Sistemas e Robótica da Universidade de Coimbra (ISR-Coimbra) abre concurso para a atribuição de duas (2) Bolsas de Investigação (BI) para Mestre, no âmbito do Projeto “VisArthro: Visão por Computador Para Artroscopia Assistida por Computador” que visa o desenvolvimento de um sistema de Cirurgia-Assistida por Computador (CAC) para procedimentos de artroscopia do joelho e da anca. 

BREVE DESCRIÇÃO

A artroscopia é uma modalidade de cirurgia ortopédica minimamente invasiva em que o acesso à articulação é feito através de duas pequenas incisões que permitem a entrada de instrumentos e de uma pequena câmara de vídeo (o artroscópio). O sistema de navegação a desenvolver irá processar o vídeo artroscópico em tempo-real de forma a guiar a execução cirúrgica através da sobreposição de informação nas imagens usando técnicas de realidade aumentada (para saber mais consultar http://perceive3d.com/en/products/innav).

Os bolseiros integrarão uma equipa multi-disciplinar que incluí o ISR-UC, o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), o University College London (UCL) e a Perceive3D (P3D) que é uma spin-off da Universidade de Coimbra fortemente empenhada no desenvolvimento e comercialização desta tecnologia. O trabalho de investigação será realizado no ISR-UC de acordo com o seguinte plano:

Bolsa de Investigação 1 (BI-1): Deteção rápida e estimação de pose de marcadores fiduciais artificiais (em colaboração com a P3D)

O sistema de navegação cirúrgico baseia-se na deteção e seguimento em 3D de marcadores com um padrão previamente conhecido, o que deverá ser feito de uma forma extremamente rápida e robusta. A P3D já tem uma primeira versão desta funcionalidade implementada. O BI-1 irá começar por avaliar a precisão e robustez da solução existente, ao que se seguirá um esforço de I&D para melhorar o desempenho. Serão explorados dois caminhos possíveis: 
 -> Utilizar resultados de investigação recentes do grupo que mostram que a relação de gradiente da função de brilho entre modelo e imagem é uma transformação afim. Isto permitirá desenvolver padrões especializados cuja detecção será feita através de processamento de imagem específico; 
 -> Conduzir trabalho exploratório em “deep learning” para tentar detetar e inferir a pose do marcador usando redes de convolução (CNNs).

Bolsa de Investigação 2 (BI-2): Odometria Visual e Reconstrução 3D na presença de regiões deformáveis (em colaboração com a UCL)

O objetivo é identificar regiões rígidas e não-rígidas em sequências de vídeo artroscópico, e usar as zonas rígidas para recuperar o movimento da câmara. O BI-2 irá começar por se familiarizar com trabalhos recentes do grupo nesta área e desenvolver I&D para a sua extensão para o caso de sequências monoculares explorando as seguintes ideias: 
-> Avaliar a utilização de técnicas de “deep learning” para estabelecer correspondências afins e/ou fluxo ótico denso entre imagens em tempo real, 
-> Desenvolver métodos de segmentação robusta de regiões rígidas e não-rigidas usando múltiplas hipóteses e consistência de movimento ao longo do tempo.

PERFIL PRETENDIDO 

As bolsas destinam-se a Mestres em Eng. Electrotécnica, Eng. Informática, Eng. Biomédica, Física, Matemática, ou similar, desde que tenha conhecimentos sólidos em programação. O candidato ideal deverá ter um percurso académico sólido, facilidade em relações inter-pessoais, e capacidade de trabalho autónomo. Serão valorizados tanto perfis de investigação teórica como de trabalho mais aplicado. Experiência anterior nas áreas de processamento de imagens e sinais, visão por computador, ou aprendizagem máquina são desejáveis mas não indispensáveis.

TERMOS DE CONTRATAÇÃO

Os candidatos selecionados serão contratados por um período de 6 meses, em regime de exclusividade, com início em Dezembro de 2016, de acordo com o regulamento de formação avançada de recursos humanos da FCT. O contrato poderá ser posteriormente renovado se ambas as partes o desejarem até um máximo de 30 meses. 

CANDIDATURAS

O processo de candidatura deverá conter carta de motivação, CV detalhado e eventuais cartas de recomendação. No caso de recém-licenciados o CV deverá incluir uma lista das disciplinas realizadas e respetivas classificações. O candidato deverá ainda indicar a que vaga se candidata (BI-1 ou BI-2) e, no caso de se candidatar a ambas, qual a ordem de preferência.

A candidatura deverá ser enviada até 29 DE NOVEMBRO para João Pedro Barreto através do e-mail jpbar[at]isr.uc.pt com cópia para Carolina Raposo no e-mail carolinasraposo[at]gmail.com.

Para mais informações consultar o edital disponível em http://www.eracareers.pt/opportunities/index.aspx?task=global&jobId=86582&lang=pt

——————
Joao P. Barreto
Associate Professor
Dept. de Engenharia Electrotécnica e Computadores
Pólo II - Universidade de Coimbra
3030-290 Coimbra, Portugal

e-mail: 	jpbar at deec.uc.pt
phone:	+351 938469263
web:	www.deec.uc.pt/~jpbar


More information about the allusers mailing list