[AllUsers-ISR] Anúncio de 1 bolsa de investigação para Mestre - Perceção Artificial em Sistemas Multi-Robô para Vigilância de Infraestruturas
Rui P. Rocha
rprocha at deec.uc.pt
Fri Jul 27 07:52:22 WEST 2018
ANÚNCIO - BOLSA DE INVESTIGAÇÃO - MESTRE
** Prazo limite para receção de candidaturas: 3 de setembro de 2018 **
Está aberto concurso para a atribuição de uma (1) bolsa de investigação (BI) para Mestre, no âmbito do projeto de I&D em copromoção “STOP – Seguranças robóTicos coOPerativos”, com a ref.ª CENTRO-01-0247-FEDER-017562, financiado pelo Programa Operacional Regional do Centro, apoiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) e pelo Programa Portugal 2020, que visa o desenvolvimento, implementação e validação em cenários reais de sistemas automáticos para vigilância de infraestruturas baseados em equipas de robôs móveis.
Projeto: O projeto STOP centra-se no desenvolvimento, validação e aplicação em cenários reais de sistemas automáticos para vigilância de infraestruturas baseados em equipas de robôs móveis. O projeto visa a transposição para cenários reais de uma série de contribuições científicas do grupo de investigação do Instituto de Sistemas e Robótica (ISR) – Universidade de Coimbra no âmbito do patrulhamento distribuído multi-robô, já validadas em contexto de simulação e laboratorial, com o intuito de evidenciar as vantagens económicas e técnicas associadas ao patrulhamento utilizando múltiplos robôs cooperativos, numa perspetiva tecnológica para valorização comercial do conhecimento científico produzido. O projeto tem como enfoque o desenvolvimento e integração de características técnicas inovadoras com o intuito de adequar o protótipo laboratorial aos requisitos dos cenários reais, sendo de destacar a capacidade de perceção automática de ameaças de segurança e situações anómalas tendo em consideração informação de contexto, bem como a operação resiliente durante longos períodos de tempo do sistema robótico para patrulhamento.
Requisitos de admissão: Possuir o grau de Mestre em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Engenharia Informática, ou área afim.
Duração e regime de atividade: O candidato selecionado será contratado por um período de 11 meses, com possibilidade de renovação, em regime de exclusividade, de acordo com o Estatuto do Bolseiro de Investigação da Universidade de Coimbra e com o Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., publicado no Diário da República, 2.ª Série, n.º 121, de 25 de junho de 2012.
Local de trabalho: Instituto de Sistemas e Robótica - Universidade de Coimbra.
Valor do subsídio de manutenção mensal: De acordo com a tabela de valores das bolsas de Gestão de Ciência e Tecnologia atribuídas pela FCT: https://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt (980€), acrescendo o Seguro Social Voluntário e o Seguro de Acidentes Pessoais.
Perfil Pretendido: Conhecimentos de robótica móvel e visão por computador; facilidade em relações interpessoais e trabalho em equipa; e forte motivação para participar nas atividades do projeto.
Descrição do Trabalho: Desenvolvimento, implementação e validação em cenários reais de sistemas automáticos para vigilância de infraestruturas baseados em equipas de robôs móveis. O plano de trabalhos inclui as seguintes tarefas principais: i) Conceção, implementação, teste e validação experimental de métodos de perceção artificial para reconhecimento automático e em tempo-real de situações de segurança relevantes por equipas de robôs de patrulhamento desempenhando missões de segurança em infraestruturas, incluindo deteção cooperativa de objetos e pessoas; ii) Arquitetura baseada em nuvem para servir de base à troca de informação e tomada de decisão no contexto de patrulhamento multi-robô em cenários de aplicação reais; iii) Preparação de protótipos de demonstração e realização de ações de disseminação e de exibições públicas das tecnologias desenvolvidas no âmbito do projeto STOP.
Orientação científica: Prof. Doutor Rui Paulo Pinto da Rocha
( [ http://home.deec.uc.pt/~rprocha/ | http://home.deec.uc.pt/~rprocha/ ] )
Edital detalhado disponível no portal Eracareers:
[ http://www.eracareers.pt/opportunities/index.aspx?task=global&jobId=102285 | http://www.eracareers.pt/opportunities/index.aspx?task=global&jobId=102285 ]
Formalização da candidatura: As candidaturas devem ser formalizadas através do envio dos seguintes documentos obrigatórios, em formato PDF, para o endereço de e-mail [ mailto:rprocha at isr.uc.pt | rprocha at isr.uc.pt ] :
i) CV detalhado, com menção do título da dissertação, média final e classificações obtidas nas unidades curriculares do mestrado; ii) cópia do certificado de mestrado; iii) carta de motivação, evidenciando a adequação do perfil do candidato aos trabalhos a realizar durante a bolsa.
IMPORTANTE: Os candidatos detentores de grau de mestrado obtido no estrangeiro terão, obrigatoriamente, de apresentar o registo de reconhecimento desse grau em Portugal, emitido pela Direção-Geral do Ensino Superior ou por instituição de ensino superior público portuguesa. Para efeitos da candidatura, para que esta seja considerada elegível, bastará comprovar que foi dado início ao processo de obtenção do reconhecimento do grau de mestrado em Portugal.
Prazo de candidatura e forma de apresentação das candidaturas: O concurso encontra-se aberto no período de 27 de julho a 3 de setembro de 2018. As candidaturas deverão ser formalizadas por via digital, em formato PDF, através do endereço de e-mail [ mailto:rprocha at isr.uc.pt | rprocha at isr.uc.pt ] .
Constituição do Júri de Avaliação: Prof. Doutor Rui Paulo Pinto da Rocha, Prof. Doutor Paulo Jorge Carvalho Menezes, e Doutor Micael Santos Couceiro.
Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os candidatos serão notificados através de email acerca dos resultados de seleção.
-------------- next part --------------
An HTML attachment was scrubbed...
URL: <http://licserver.isr.uc.pt/pipermail/allusers/attachments/20180727/9b9eae12/attachment.html>
More information about the allusers
mailing list