[AllUsers-ISR] Anúncio para atribuição de Bolsa de Investigação
Paulo Menezes
paulo at isr.uc.pt
Wed Nov 21 17:01:26 WET 2018
( http://www.eracareers.pt/opportunities/index.aspx?task=global&jobId=106488 <http://www.eracareers.pt/opportunities/index.aspx?task=global&jobId=106488> )
Anúncio para atribuição de Bolsa de Investigação
A Universidade de Coimbra abre concurso para atribuição de uma bolsa de investigação, no âmbito do projeto EuroAGE – POCTEP-0043_EUROAGE_4_E, com as seguintes características:
N.º de bolsas: 2.
Tipo de Atividade: Desenvolvimento, validação e disseminação de tecnologias de “Ambient Assistive Living” para promoção do envelhecimento ativo, através da estimulação cognitiva e sócio-emocional, e do incentivo à prática de atividade física, baseados na interação do idoso com robôs sociais e “smart homes”. O plano de trabalhos inclui as seguintes tarefas principais: i) Projeto, instalação e manutenção de um "living lab" para suporte das atividades do projeto; ii) Desenvolvimento, implementação e teste de algoritmos de reconhecimento de atividades do idoso usando sensores de ambiente, dando especial relevo a câmaras e sensores de profundidade; iii) Reconhecimento e registo de atividades do idoso baseado na cooperação entre os sensores móveis do robô e os sensores estáticos da casa inteligente; iv) Desenvolvimento e validação de uma arquitetura para “Ambient Assisted Living” e promoção do envelhecimento ativo; v) Validação, demonstração e disseminação das tecnologias do projeto.
Financiamento: Programa de Cooperação Interreg V A Espanha - Portugal (POCTEP 2014-2020).
Destinatários da (s) bolsa (s): Mestres em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Engenharia Informática, Engenharia Biomédica, ou área afim.
Local de realização da (s) Bolsa (s): Instituto de Sistemas e Robótica – Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra.
Duração da (s) Bolsa (s): 5,97 meses.
Renovação: Eventualmente renovável.
Orientação Científica: Professor Doutor Paulo Jorge Carvalho Menezes.
Condições Financeiras da Bolsa: A bolsa ascende a € 980 correspondente ao subsídio mensal de manutenção estipulado na tabela FCT. Este subsídio mensal será pago no final do mês, por transferência bancária (A este valor acresce o seguro social voluntário correspondente ao primeiro escalão, caso o candidato opte pela sua atribuição, bem como o seguro de acidentes pessoais). O valor da bolsa não aumentará ao longo de todo o período da sua duração.
Regime de Atividade: A atribuição da bolsa não gera nem titula uma relação de natureza jurídico-laboral, é exercida em regime de dedicação exclusiva. É atribuído ao Bolseiro o Estatuto de Bolseiro da UC, conforme disposto no Estatuto do Bolseiro de Investigação, e no Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., ambos na sua redação atual.
Método (s) de seleção: A seleção será realizada com base em avaliação curricular e entrevista. A entrevista será feita apenas aos candidatos com as duas melhores classificações na avaliação curricular.
Critérios de seleção e atribuição: Na avaliação curricular serão aplicados os seguintes critérios de seleção:
CV – Mérito absoluto do Curriculum Vitae; AP – Adequação do perfil académico aos trabalhos a realizar, relevando em particular a frequência de unidades curriculares em robótica móvel, interação homem-máquina e visão por computador.
Na entrevista serão avaliados:
E1. Motivação demonstrada para trabalhar no projeto – 35%;
E2. Conhecimentos demonstrados sobre metodologias e ferramentas ensinadas em unidades curriculares dos 1.º e 2.º ciclos de estudos de cursos conferentes de grau na área disciplinar de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, com relevância para os trabalhos a desenvolver – 35%; E3. Capacidade de comunicação – 30%.
Os critérios de seleção serão avaliados numa escala de 0 a 20 valores.
A classificação curricular (AC) será calculada com base na fórmula: AC=0,4xCV+0,6xAP. A classificação final (CF) será calculada através da fórmula CF=0,7xAC+0,3xE, sendo E a classificação obtida na entrevista.
Formalização da candidatura: As candidaturas devem ser formalizadas atrave´s do envio dos seguintes elementos:
i) CV detalhado, com menção da média de curso obtida na licenciatura e no mestrado, ou mestrado integrado, incluindo uma lista das unidades curriculares e classificações obtidas; ii) certificado de mestrado; iii) carta de motivação, evidenciando a adequação do perfil do candidato aos trabalhos a realizar durante as bolsas.
Os candidatos com graus académicos obtidos no estrangeiro terão, obrigatoriamente, de apresentar os registos de reconhecimento desses graus e de conversão das respetivas notas finais para a escala de classificação portuguesa (sempre que ao grau estrangeiro tenha sido conferida uma classificação final), emitidos pela Direção-Geral do Ensino Superior ou por instituição de ensino superior público portuguesa (regime regulamentado pelo Decreto-Lei n.º 341/2007, de 12 de outubro) ou, em alternativa, apresentar o documento de reconhecimento/equivalência das habilitações estrangeiras às correspondentes habilitações portuguesas, emitido por uma instituição de ensino superior público portuguesa (processo regulado pelo Decreto-Lei n.º 283/83, de 21 de junho).
Envio da candidatura: As candidaturas terão de ser enviadas por correio eletrónico, acompanhada dos documentos solicitados em formato PDF, para o Prof. Paulo Menezes para o endereço pm at deec.uc.pt.
Composição do júri de seleção: Prof. Doutor Paulo Jorge Carvalho Menezes (Presidente), Prof. Doutor Rui Paulo Pinto da Rocha e Professor Doutor Jorge Nuno de Almeida e Sousa Almada Lobo.
Prazo para formalização da candidatura: Entre 22/11/2018 e 05/12 /2018.
Data de Publicitação: 21/11/2018.
Data limite de candidatura: 05/12/2018.
Informações complementares: Os resultados da avaliação serão divulgados até 90 dias úteis a contar da data limite de submissão de candidaturas, através de envio de comunicação aos candidatos, via correio eletrónico. Após a divulgação dos resultados, os candidatos serão notificados para, caso pretendam, se pronunciarem em sede de audiência prévia no prazo máximo de 10 dias úteis após aquela data. Findo este prazo, os candidatos selecionados terão que declarar, por escrito, a sua aceitação e comunicar a data do início efetivo da bolsa. Salvo apresentação de justificação atendível, a falta da declaração dentro do prazo referido equivale a renúncia à bolsa. Em caso de renúncia ou desistência do candidato selecionado, será notificado o candidato imediatamente melhor classificado.
Número de vagas: 2
Tipo de contrato: Temporário
País: Portugal
Localidade: Coimbra
Instituição de acolhimento: Instituto de Sistemas e Robótica – Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra
Data limite de candidatura: 05 December 2018
(A data limite de candidatura deve ser confirmada no texto do anúncio)
----------------
Paulo Menezes, PhD
Senior Researcher • MRL Lab Management Director • Professor
ISR - Institute of Systems and Robotics
University of Coimbra - Polo II, P 3030-290 COIMBRA, PORTUGAL
Tel: +351 239 796291
-------------- next part --------------
An HTML attachment was scrubbed...
URL: <http://licserver.isr.uc.pt/pipermail/allusers/attachments/20181121/5d96e11b/attachment-0001.html>
More information about the allusers
mailing list