[AllUsers-ISR] ISR-prolongamento prazo candidaturas - 2 Bolsas de Investigação para Mestre (BI) - Projeto Safeforest

Lara Costa lara at isr.uc.pt
Wed Nov 18 11:34:42 WET 2020


 

EDITAL PARA A ATRIBUIÇÃO DE BOLSAS DE INVESTIGAÇÃO (BI)

NO ÂMBITO DO PROJETO C&D SafeForest

 

Bolsa: 2 (Duas) Bolsas de Investigação (BI) 

Referencia: nº/045931/2020

Período de candidatura: 6 a 26 de novembro de 2020

 

O Instituto de Sistemas e Robótica - Universidade de Coimbra (ISR-UC) abre concurso para a atribuição de duas (2) Bolsas de Investigação (BI) no âmbito do Projeto de I&D Industrial à Escala Europeia:  SafeForest - Semi-Autonomous Robotic System for Forest Cleaning and Fire Prevention, com a referência nº/045931/2020 financiado financiado pelo Fundo Europeu para o Desenvolvimento Regional, no âmbito do concurso CENTRO-01-0247-FEDER-045931 e por fundos nacionais através do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

 

Trata-se um projeto altamente desafiante visando desenvolver um UGV para limpeza automática dos espaços florestais visando a minimização dos riscos de incêndio. Além do Instituto de Sistemas e Robótica - Universidade de Coimbra participam no projeto a ADAI-Association for the Development of Industrial Aerodynamics, a empresa Ingenarius, a empresa Silvapor, e a CMU-Carnegie-Mellon Institute (uma das Universidades de topo dos EUA). Os trabalhos de investigação a desenvolver poderão ser integrados numa tese de doutoramento.

 

Área Científica: Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, ou afins.

 

Requisitos de admissão:  A este concurso podem concorrer estudantes inscritos num mestrado integrado, num mestrado ou doutoramento ou licenciados ou mestres que se encontrem inscritos em cursos não conferentes de grau académico integrados no projeto educativo de uma instituição de ensino superior, nas áreas de Engenharia Electrotécnica e de Computadores, ou afins,  que sejam  elegíveis pelas  normas do  Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT,I.P, em vigor         ( <https://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt> https://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt). 

 

Plano de Trabalhos: 

Bolsa 1 - o candidato selecionado irá participar em ações inovadoras no desenvolvimento de tecnologias robóticas de prevenção de incêndios florestais e de interfaces urbano-florestais (WWUI), entre outras, o plano de trabalhos compreende as seguintes tarefas:

A) - Integração de sensores para perceção e localização de ignições e atuação de mecanismos de extinção de pequenos focos de incêndio;

B) - Integração de câmaras de infravermelhos ou outros sensores para detetar incêndios e a presença de animais ou pessoas nas proximidades do UGV, em particular da(s) ferramenta(s) de corte;

 

Outros: 

- Configuração do mapeamento/perceção para o UGV (Veículo Terrestre Não Tripulado), que pode incluir lidar(s) 3D, câmaras estéreo, câmaras espectrais, sensores IR, um IMU e um GPS;

- Planeamento de trajetórias e navegação local, tendo em consideração obstáculos e a segurança do veículo e de seres vivos em seu redor;

- Testes e validação experimental.

Orientação: Professor Doutor Aníbal Traça de Almeida

 

Bolsa 2 - o candidato selecionado irá participar no desenvolvimento de um sistema de auto-localização/SLAM para um Robô de Limpeza Florestal (FCR do inglês Forestry Cleaning Robot) compreendendo as seguintes tarefas:

1) - Especificação e configuração do equipamento sensorial multimodal do sistema de tempo real de auto-localização do FCR, integrando LiDAR 3D, câmeras estéreo e multi-espectrais, IMU e GNSS;

2) - Desenvolvimento / Integração de algoritmos para o sistema de auto-localização FCR utilizando dados dos equipamentos sensoriais multimodais. Aplicação de metodologias de inteligência artificial, processamento de sinal e aprendizagem automática na resolução do problema da determinação da localização;

3) - Realização de testes experimentais e validação.

Orientação: Professor Doutor Urbano Nunes e Doutor Luís Conde.

 

Formalização de candidaturas: as candidaturas deverão ser enviadas em formato pdf para lara at isr.uc.pt <mailto:lara at isr.uc.pt>  colocando no assunto do email: SafeForest-BI Mestre-Bolsa1 ou SafeForest-BI Mestre-Bolsa2. Deverá ser enviada a seguinte documentação: Curriculum Vitae (CV), certificado de habilitações incluindo discriminação das classificações obtidas nas disciplinas do respetivo curso e classificação final, e carta de motivação. Os candidatos com graus académicos obtidos no estrangeiro terão de apresentar Certidão de registo de reconhecimento de acordo com a legislação aplicável.

Prazo para formalização da candidatura: O concurso encontra-se aberto no período de 6 a 19 de novembro de 2020.

Legislação e regulamentação aplicável: Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica, aprovado pela Lei nº 40/2004 de 18 de agosto, alterado e republicado pelo Decreto-Lei nº 202/2012 de 27 de agosto, pelo Decreto-Lei nº 89/2013 de 9 de julho, pelo Decreto-Lei nº 233/2012 de 29 de outubro, e pela Lei nº 12/2013 de 29 de janeiro, e alterado pelo Decreto-Lei nº123/2019 de 28 de agosto, na redação em vigor ( <https://www.fct.pt/apoios/bolsas/estatutobolseiro> https://www.fct.pt/apoios/bolsas/estatutobolseiro)  e Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, I. P, em vigor ( <https://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt> https://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt).

Local de trabalho: o trabalho será desenvolvido nas instalações do Instituto de Sistemas e Robótica - Universidade de Coimbra (ISR-UC), sob a orientação científica do Professor Doutor Aníbal Traça de Almeida.

Duração da bolsa: as bolsas terão a duração de 6 meses, com possibilidade de renovação durante o período de duração do projeto, em regime de exclusividade, conforme o regulamento de formação avançada de recursos humanos da FCT.

Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 1.064,00€, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País ( <https://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt> https://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt).

Métodos de seleção: os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: avaliação curricular, com valoração de 50% para as habilitações académicas e 50% para o grau de satisfação dos requisitos relativos a conhecimentos e experiência. Caso o Júri o considere necessário, poderá ser realizada entrevista aos candidatos colocados nas três primeiras posições de acordo com a ordenação resultante dos critérios anteriores. Neste caso, a pontuação final incluirá a avaliação curricular (como acima descrito), com valoração de 90%, e a entrevista, com valoração de 10%. Caso nenhum dos candidatos possua o perfil adequado (avaliação global inferior a 50%), as bolsas não serão atribuídas.

Composição do Júri de Seleção: Presidente: Professor Doutor Aníbal Traça de Almeida Vogais:   Professor Doutor Urbano Carreira Nunes, Professor Doutor Paulo Monteiro Peixoto.

Forma de publicitação/notificação dos resultados: os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida, sendo os candidatos(as) notificados(as) através de email. Após a divulgação dos resultados através de email os candidatos devem considerar-se, desde logo, notificados para, querendo, se pronunciarem em sede de audiência prévia no prazo máximo de 10 dias úteis após aquela data. No término deste prazo os candidatos selecionados devem considerar-se convocados para iniciar a bolsa. 

 

 

 

Cumprimentos,

 

Lara Costa

Gestora de Ciência

Instituto de Sistemas e Robótica

Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores

Pólo II, Universidade de Coimbra

3030-290 Coimbra

Tel: 239 796 217 (Ext: 421113)

 

-------------- next part --------------
An HTML attachment was scrubbed...
URL: <http://lists.isr.uc.pt/archive/allusers/attachments/20201118/d75af8c7/attachment-0001.html>


More information about the allusers mailing list