[AllUsers-ISR] ISR-Abertura de 1 BI - Projeto IMFire - “Intelligent Management of Wildfires”
Lara Sofia de Sousa Barbosa e Dias Costa
lara at isr.uc.pt
Tue Apr 21 17:46:31 WEST 2020
FYI
EDITAL PARA A ATRIBUIÇÃO DE BOLSA DE INVESTIGAÇÃO NO ÂMBITO DO PROJETO IC&DT IMFire
O Instituto de Sistemas e Robótica - Coimbra (ISR-Coimbra) abre concurso para a atribuição de uma (1) Bolsa de Investigação (BI) no âmbito do Projeto de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico (IC&DT) IMFire - “Intelligent Management of Wildfires”, com a referência PCIF/SSI/0151/2018, integralmente financiado por fundos nacionais através do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.
Área Científica: Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Engenharia Informática, Engenharia Física, Engenharia Biomédica, ou afins. Estudantes universitários inscritos num curso universitário conferente de grau.
Requisitos de admissão: A este concurso podem concorrer os que estejam inscritos em programa doutoral nas áreas de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, Engenharia Informática, Engenharia Física, Engenharia Biomédica, ou afins.
Os candidatos preferencialmente devem ter bons conhecimentos em programação Matlab e Python. São também valorizados conhecimentos em técnicas de inteligência computacional para identificação, estimação e predição, algoritmos evolucionários e bons conhecimentos de língua inglesa falada e escrita.
Plano de Trabalhos: O candidato selecionado irá desenvolver tarefas na área de inteligência artificial calibração de modelos de comportamento de fogo e predição do comportamento de fogo. As tarefas poderão incluir calibração dos modelos existentes, e complementar os atuais modelos com metodologias de inteligência computacional para melhorar os modelos clássicos e modelar partes/relações cujos modelos atuais são imprecisos ou inexistentes, e teste e validação dos métodos desenvolvidos. Este protejo resulta do consórcio entre os centros de investigação ISR-UC, ADAI, ADDF e a empresa Thales Portugal S.A..
Formalização de candidaturas: As candidaturas deverão ser enviadas em formato pdf para os seguintes endereços de correio eletrónico, jermendes at isr.uc.pt e jpaulo at isr.uc.pt, colocando no assunto do email: IMFire-BI-ISRUC-2. Deverá ser enviada a seguinte documentação: (1) Curriculum Vitae (CV), (2) certificado de habilitações incluindo discriminação das classificações obtidas nas disciplinas do respetivo curso e classificação final, (4) documento comprovativo de inscrição como estudante do ensino superior em Doutoramento, e (3) carta de motivação. O CV deverá incluir: (i) contacto; (ii) formação académica; (iii) lista de publicações científicas; (iv) principais projetos em que participou; (v) outra informação considerada relevante. Os candidatos com graus académicos obtidos no estrangeiro terão de apresentar Certidão de registo de reconhecimento de acordo com a legislação aplicável.
Prazo para formalização da candidatura: O concurso encontra-se aberto no período de 7 de maio a 22 de maio de 2020.
Legislação e regulamentação aplicável: Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica, aprovado pela Lei nº 40/2004 de 18 de agosto, alterado e republicado pelo Decreto-Lei nº 202/2012 de 27 de agosto, pelo Decreto-Lei nº 89/2013 de 9 de julho, pelo Decreto-Lei nº 233/2012 de 29 de outubro, e pela Lei nº 12/2013 de 29 de janeiro, e alterado pelo Decreto-Lei nº123/2019 de 28 de agosto, na redação em vigor (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/estatutobolseiro) e Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, I. P, em vigor (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt).
Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido nas instalações do Instituto de Sistemas e Robótica - Coimbra (ISR-Coimbra), sob a orientação científica do Doutor Jérôme Amaro Pires Mendes.
Duração da bolsa: A bolsa terá a duração de 6 meses, com possibilidade de renovação durante o período de duração do projeto, a qual tem uma data prevista de término a 30 de novembro de 2022 de acordo com o desempenho do bolseiro, em regime de exclusividade, conforme o regulamento de formação avançada de recursos humanos da FCT.
Valor do subsídio de manutenção mensal: O montante da bolsa corresponde a 1064,00€, conforme tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pela FCT, I.P. no País (https://www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt).
Métodos de seleção: Os métodos de seleção a utilizar serão os seguintes: avaliação curricular, com valoração de 50% para as habilitações académicas e 50% para o grau de satisfação dos requisitos relativos a conhecimentos e experiência. Caso o Júri o considere necessário, poderá ser realizada entrevista aos candidatos colocados nas três primeiras posições de acordo com a ordenação resultante dos critérios anteriores. Neste caso, a pontuação final incluirá a avaliação curricular (como acima descrito), com valoração de 90%, e a entrevista, com valoração de 10%. Caso nenhum dos candidatos possua o perfil adequado (avaliação global inferior a 50%), a bolsa não será atribuída.
Composição do Júri de Seleção: Presidente: Doutor Jérôme Amaro Pires Mendes Vogais: Doutor João Luís Ruivo Carvalho Paulo; Doutor Cristiano Premebida.
Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida, sendo os candidatos(as) notificados(as) através de email.
More information about the allusers
mailing list