[AllUsers-ISR] Deadline 2/mar - Bolsa de investigação para o projeto UNIQODE - anúncio de abertura
Nuno Gonçalves
nunogon at deec.uc.pt
Thu Feb 27 17:43:44 WET 2020
DEADLINE – 2/Março
AVISO DE ABERTURA DE EDITAL PARA A ATRIBUIÇÃO DE UMA BOLSAS DE INVESTIGAÇÃO PARA MESTRE NO ÂMBITO DO PROJETO UNIQODE
Candidatura aberta de 12 de fevereiro de 2020 a 2 de março de 2020
Ref.ª UNIQODE-3 BI-BOLSA
O Instituto de Sistemas e Robótica (ISR) - Coimbra abre concurso para a atribuição de uma (1) Bolsa de Investigação (BI) para Mestre no âmbito do Projeto de Investigação Científica - “UNIQODE”, em colaboração com a Imprensa Nacional-Casa da Moeda SA.
Área Científica: Engenharia Electrotécnica e de Computadores, Engenharia Informática, Engenharia Biomédica e áreas afins.
Requisitos de admissão: A este concurso podem concorrer Mestres nas áreas de Engenharia Electrotécnica e de Computadores, Engenharia Informática, Engenharia Biomédica e áreas afins. Os candidatos devem ter bons conhecimentos em programação C/C++/Python e experiência com a biblioteca de funções OpenCV (fator preferencial). São também valorizados conhecimentos em processamento de imagem, machine learning e bons conhecimentos de língua inglesa falada e escrita.
NOTA: Os candidatos com graus académicos obtidos no estrangeiro terão, obrigatoriamente, de apresentar os registos de reconhecimento desses graus e de conversão das respetivas notas finais para a escala de classificação portuguesa (sempre que ao grau estrangeiro tenha sido conferida uma classificação final), emitidos pela Direção-Geral do Ensino Superior ou por instituição de ensino superior público portuguesa (regime regulamentado pelo Decreto-Lei n.º 341/2007, de 12 de outubro) ou, em alternativa, apresentar o documento de reconhecimento/equivalência das habilitações estrangeiras às correspondentes habilitações portuguesas, emitido por uma instituição de ensino superior público portuguesa (processo regulado pelo Decreto-Lei n.º 283/83, de 21 de junho).
Plano de Trabalhos: A presente bolsa tem como objetivo o desenvolvimento de trabalhos de investigação com o intuito de criar e desenvolver ferramentas computacionais de geração, leitura e descodificação de códigos lidos por máquina (machine-readable codes), nomeadamente o código UniQode, recentemente desenvolvido em colaboração com a INCM, o QRCode, DataMatrix e outros códigos, tipicamente bidimensionais. Pretende-se desenvolver algoritmos para padronizar a criação, mas, sobretudo, com particular enfoque na deteção, retificação, reconstrução e descodificação dos mesmos e orientado para sistemas de leitura móveis, tais como os ubíquos smartphones e tablets. Faz, ainda, parte integrante do plano de trabalhos a continuidade do desenvolvimento de algoritmos e métodos científicos modernos, baseados em machine learning, para a leitura e validação de imagens de hologramas. O projeto pretende dar continuidade a uma linha de investigação com proveitos dados, nomeadamente na introdução dos códigos UniQode em selos fiscais (como é o caso do selo fiscal do tabaco português e do Documento Único Automóvel, recentemente introduzidos no mercado e de disseminação nacional) e de leitura e validação de hologramas.
Regime de Atividade: A atribuição das bolsas não gera nem titula uma relação de natureza jurídico-laboral, é exercida em regime de dedicação exclusiva e é atribuído ao Bolseiro o Estatuto de Bolseiro, conforme o disposto no Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P., ambos na sua redação atual.
Local da Realização da Bolsa: Os trabalhos serão desenvolvidos no Instituto de Sistemas e Robótica, Pólo II da Universidade de Coimbra.
Duração da bolsa: As bolsas terão a duração de 12 meses, eventualmente renováveis por períodos de 6 meses, até à duração máxima de 36 meses, consoante a avaliação de desempenho, em regime de exclusividade. O início das bolsas está previsto para março de 2020, conforme condições acordadas com o/a candidato/a selecionado/a.
Orientação Científica: Professor Doutor Nuno Miguel Mendonça da Silva Gonçalves.
Condições Financeiras da Bolsa: As bolsas ascendem a € 1064,00 correspondente ao subsídio mensal de manutenção estipulado na tabela FCT. Este subsídio mensal será pago no final do mês, por cheque. A este valor acresce o seguro social voluntário correspondente ao primeiro escalão, caso os candidatos optem pela sua atribuição, bem como o seguro de acidentes pessoais. O valor das bolsas não aumentará ao longo de todo o período da sua duração.
Método de seleção: Avaliação Curricular (60%), e entrevista (40%) aos 3 melhores classificados na Avaliação Curricular.
Critérios de seleção:
A avaliação curricular incidirá nos seguintes critérios: mérito global do curriculum vitae (40%) e adequação do mesmo ao projeto (60%).
Na entrevista (40%) serão entrevistados os 3 melhores candidatos classificados na Avaliação Curricular e será avaliado o grau de motivação e empenho nas tarefas a desenvolver.
Consideram-se excluídos do processo de seleção os candidatos que não obtenham uma classificação mínima de 3.5 valores numa escala de 0 a 5 valores, na avaliação final. O júri reserva-se o direito de não atribuir as bolsas no caso de não se apresentar a concurso candidato(a)s com o perfil adequado.
Composição do Júri de Seleção: Presidente: Professor Doutor Nuno Miguel Mendonça da Silva Gonçalves; Vogais efetivos: Professor Doutor Helder de Jesus Araújo e Professor Doutor Paulo Carvalho Menezes.
Forma de publicitação/notificação dos resultados: As candidaturas serão avaliadas tendo em conta os critérios de seleção acima enunciados. Os resultados finais da avaliação serão divulgados até 90 dias úteis a contar da data limite de submissão de candidaturas e a lista ordenada por ordem de seriação dos candidatos, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado(a) através de correio eletrónico, bem como os restantes candidatos. No caso de desistência do bolseiro selecionado, automaticamente será selecionado o segundo candidato da lista ordenada de seriação dos candidatos, e assim sequencialmente até esgotar os candidatos apresentados. Após a divulgação dos resultados através de e-mail os candidatos devem considerar-se, desde logo, notificados para, querendo, se pronunciarem em sede de audiência prévia no prazo máximo de 10 dias úteis após aquela data. No término deste prazo o candidato selecionado deve considerar-se convocado para iniciar a bolsa.
Formalização de candidaturas: As candidaturas deverão ser enviadas para o seguinte endereço de correio eletrónico nunogon at deec.uc.pt, colocando no assunto do email: Candidatura para bolsa do projeto UNIQODE-3. Deverá ser enviada a seguinte documentação: CV, certificado de habilitações incluindo discriminação das classificações obtidas nas disciplinas do respetivo curso e classificação final, e carta de motivação.
Prazo para formalização da candidatura: O concurso encontra-se aberto no período de 12 de fevereiro de 2020 a 2 de março de 2020.
Cumprimentos,
Nuno Gonçalves.
Tenured Assistant Professor and Research Associate
Department of Electrical and Computers Engineering
Institute of Systems and Robotics - Universidade de Coimbra
http://home.deec.uc.pt/~nunogon
-------------- next part --------------
An HTML attachment was scrubbed...
URL: <http://licserver.isr.uc.pt/pipermail/allusers/attachments/20200227/de5f37eb/attachment-0001.html>
-------------- next part --------------
A non-text attachment was scrubbed...
Name: image001.jpg
Type: image/jpeg
Size: 3539 bytes
Desc: not available
URL: <http://licserver.isr.uc.pt/pipermail/allusers/attachments/20200227/de5f37eb/attachment-0002.jpg>
-------------- next part --------------
A non-text attachment was scrubbed...
Name: image002.jpg
Type: image/jpeg
Size: 4140 bytes
Desc: not available
URL: <http://licserver.isr.uc.pt/pipermail/allusers/attachments/20200227/de5f37eb/attachment-0003.jpg>
More information about the allusers
mailing list